Orquídea Zygopetalum - Saiba como cultivar esta linda orquídea
Zygopetalum
As orquídeas Zygopetalum encantam pela sua beleza, têm como habitat natural a presença de algumas espécies nos países da Argentina, Peru, Paraguai e Bolívia, mas é aqui no Brasil, especificamente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde todas as espécies nativas desta orquídea são encontradas, em biomas como Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.
Suas flores são perfumadas, e florescem nas estações da primavera e verão.
São essencialmente plantas epífita (plantas que crescem sobre outras, sem, porém, se alimentarem da substância destas), mas também, algumas espécies se comportam como rupícola (nascem sobre rochas) ou terrestre.
Dentro deste gênero, existem diferentes espécies:
- Zygopetalum maculatum
- Zygopetalum pedicellatum
- Zygopetalum reginae
- Zygopetalum sellowii
- Zygopetalum silvanum
- Zygopetalum sincoranum
- Zygopetalum brachypetalum Lindl
- Zygopetalum crinitum
- Zygopetalum ghillanyi
- Zygopetalum maxillare
- Zygopetalum microphytum
- Zygopetalum pabstii
- Zygopetalum triste
- Zygopetalum graminifolium
Todas igualmente lindas e encantadoras.
Vale citar, que além destas espécies listadas acima, podemos encontrar também diversos outros híbridos desta orquídea. Na verdade, a grande maioria das Zygopetalum encontradas vendidas comercialmente são híbridas.
Veja vídeo:
Crédito: Canal Jardim Verde
Conheça o Canal Jardim Verde no Youtube 👉Cultivo:
Substrato: Utilize composto de casca de pinus com turfa, argila expandida, carvão vegetal e musgo esfagno.
Água: Regue constantemente (principalmente em regiões de climas mais quentes), mas evite deixar o meio de cultivo encharcado. Evite também que haja o acúmulo de água nas folhas de sua Zygopetalum.
Luminosidade: Ideal ambientes sombreados.
Uma dica, você percebe quando sua planta esta em boa condição de iluminação, quando as folhas se apresentam em tom de verde "vistoso", quando há excesso de luz, as folhas aparentam amarelas ou queimadas, já quando há falta de luz, as folhas aparentam tom de verde mais escuras.
Temperatura: Suporta de 10 a 30 graus Celsius, ideal para o cultivo em tordo dos 20 graus.
Umidade: Entre 60 a 70%.
Adubação: Faça uma adubação foliar nos períodos de primavera/verão, uma sugestão seria a utilização de uma solução de NPK 20-20-20, na proporção de 1 colher de café para cada 1 litro de água. E no inverno, adicione adubo fosfatado ao substrato, de sua Zygopetalum, como por exemplo, o NPK 09-45-15.
Replantio: Recomenda-se que seja feito a cada 2 anos.
Tamanho: A orquídea Zygopetalum dependendo da espécie, podem atingir até cerca de 60 centímetros.
Mesmo dita por muitos como sendo esta uma orquídea difícil de se cultivar, em condições adequadas, temperatura, luminosidade e principalmente unidade (esta deve ser elevada), a Zygopetalum pode ser cultivada dentro de casa e apartamentos.
Uma última, dica seria, deixar o seu vaso próximo a fontes de água, aquários, ou até mesmo, a utilização de umidificadores. Importante, ambientes que contam com aparelhos de ar condicionado não são indicados para você cultivar sua orquídea Zygopetalum.
Se você te dúvidas de como cultivar da maneira correta orquídeas, não sabe como fazer elas florirem, ou tem problemas com pragas e doenças, ACESSE AQUI ➽
Veja também:
...................................................................................
Espero que tenha gostado, compartilhe com amigos (as) e em suas redes sociais. 💚
Comentários
Postar um comentário