Orquídea Abacaxi (Robiquetia cerina) - Saiba mais sobre esta variedade de orquídea

 Orquídea Abacaxi

A linda e exótica orquídea abacaxi pertence a família das Orchidaceae e ao gênero Robiquetia.

Nome Científico: Robiquetia cerina.
Conhecida popularmente como: Abacaxizinho, Orquídea Abacaxizinho, pertence a família das Orchidaceae e ao gênero Robiquetia.
Originária do sul da Ásia, Nova Guiné e algumas ilhas do Pacífico.
É uma planta com característica epífita, isto é, cresce sobre as árvores, mas também pode ser encontrada crescendo sobre rochas (rupícola).
Ela difere de outras orquídeas por apresentar ramos longos e pendentes, com folhas elípticas, florescendo em hastes pendentes de aproximadamente 10cm de comprimento, suportando dezenas de pequenas flores de diâmetro entre 0,5 e 0,8cm, que abrem em sucessão.
A Orquídea Abacaxi, é uma Vandácea de pequeno porte e crescimento lento, floresce no final do verão e durante o outono, existem duas variedades, uma com as flores vermelhas e outra com flores amarelas (veja vídeo). Sua floração dura cerca de três semanas.

Crédito: Canal Jardim Verde


Deve ser cultivada suspensa, para preservar suas raízes longas, e para evitar danos aos seus cachos pendentes de flores.
Recomenda-se o uso de substrato composto por partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e esfagno (musgo utilizado como substrato, que auxilia a manter a umidade das raízes, possibilitando o melhor desenvolvimento das plantas).
Para que sua Orquídea Abacaxi se desenvolva bem, ofereça boa condição de drenagem, meia-sombra, umidade e ventilação. Suporta uma variação de temperatura entre 17 e 36 graus, importante, não é tolerante a baixas temperaturas.

Aprenda Como Cuidar de suas Orquídeas - Clique Aqui 👉

Veja também: 

Flor Moréia ➽

....................................................................

Aprenda jardinagem passo a passo






Comentários

saiba agora como aliviar de uma vez por todas as terríveis dores das juntas

 

 

conheça o melhor colágeno antirrugas do Brasil

Postagens mais visitadas deste blog

Como cuidar de Zamioculcas

Flor de Cera: Um Encanto Exótico que Perfuma o Seu Lar

Guaimbê (Philodendron bipinnatifidum): Descubra os segredos deste tesouro da Mata Atlântica